Você saberia como diferenciar Vidro Cristal e Murano ?
Apesar de parecer óbvio, não é qualquer pessoa que sente capaz de dizer como diferenciar vidro cristal e murano…
Vidro comum é feito de areia (sílica), soda, cal e óxido de alumínio. Já na composição do vidro Cristal entram apenas a sílica e o óxido do chumbo. O chumbo é a substância que dá mais brilho e maior peso ao produto. Comparando duas taças, por exemplo, um aspecto que destaca bem a diferença na qualidade do material é a espessura, mais fina no cristal do que no que no vidro e com maior resistência, graças ao chumbo presente na composição.
Entender essa diferença não é muito fácil. Inclusive, o critério técnico para que um Vidro possa ser denominado Cristal pode variar de país para país.
Apesar de padrões diferentes, em geral, se consideram a qualidade e o teor de chumbo. Em alguns países, a mesma quantidade de chumbo pode ser considerado como cristal, enquanto, em outros, como vidro.
Veja como Diferenciar VIDRO CRISTAL e MURANO :
- O VIDRO:
O vidro é muito comum, apresenta um tom esverdeado e uma espessura maior.
Para dar um perfil diferenciado, outros substâncias como os corantes, podem ser inseridas no processo. É uma forma de modificar um pouco a estrutura do vidro e torná-lo colorido e mais charmoso.
Na Europa, artigos de vidro devem ter mais de 4% e menos de 10% de teor de chumbo. Ou seja, a margem pode ser bem grande, e muitos objetos produzidos com essa característica se enquadram como vidro.
Inclusive, os vidros que contam com 8 a 10% de chumbo são conhecidos como “vidro de chumbo”, já que são um tipo bem diferenciado.
-
O CRISTAL:
O cristal é um vidro mais sofisticado, com uma transparência ainda mais perfeita e límpida. Por isso é muito usado tanto na fabricação de cristais de mesa, quanto na de outros utensílios de decoração.
Na verdade, todos os cristais são um tipo de vidro, só que nem todo vidro pode ser identificado como um cristal.
No caso do cristal, o teor de óxido de chumbo deve variar entre 10 e 30%. Para os ingleses, essa variação pode mudar um pouco, indo de 24 a 30%, assim como no Brasil. Quando a concentração vai além dos 30%, o objeto passa a ser identificado como “cristal de chumbo“.
O MURANO:
Os objetos de murano são originados na ilha de Murano, na Itália, e por isso, eles levam esse nome. Logo isso é uma denominação de origem, assim como um Champagne, que só pode ter este nome quando produzido na região de Champagne, na França. Os objetos de Murano fabricados aqui no Brasil são denominados “tipo Murano”, o que indica que foram feitas fora da ilha de Murano.
Com um processo diferenciado, da fusão de metais até a sua produção, pode-se levar até 3 dias, dependendo de cada produtor, bem como do nível de dificuldade que a própria peça exigir. As melhores produtoras de muranos do Brasil importam certas matérias primas da ilha de Murano, para garantir a beleza e autenticidade das peças.
Fabricação de Muranos:
A fabricação dos Muranos é mais artesanal, o que faz com que seja difícil a sua produção em série. E esse é um dos motivos pelos quais os materiais desse tipo são muito mais valorizados, garantindo peças únicas e de muita beleza.
De fato, o Murano é, hoje, um dos objetos de desejo de quem gosta de artefatos de decoração.
Com isso, as peças de Murano também são as mais caras. Afinal, com essa fabricação mais difícil e um processo mais elaborado, é natural que as peças tenham um valor agregado maior e, por consequência, um preço mais alto.
E tanto por aqui quanto na Itália, existem os Vidros Murano e os Cristais Murano. Apesar de serem ambos provenientes do mesmo processo, os Cristais Murano são mais brilhantes e transparentes. Há fabricantes de Murano que se recusam a adicionar óxido de chumbo ao produto, a fim de garantir um ambiente de trabalho mais saudável aos seus funcionários. Por outro lado, há os que não abrem mão da beleza e estilo de seus produtos e fazem questão de adicionar os 18% de chumbo na composição… Enfim, quem está certo? O certo ou errado, fica a critério de cada um. Eu não consigo imaginar um amante de vinhos bebendo seu vinho em um copo de vidro. As boas taças de vinho sempre são feitas de cristal!
Além disso tudo, fazem sucesso atualmente os Muranos com Pó de ouro 24K adicionados às peças… UM LUXO, sem dúvida alguma!
Em nossa loja trabalhamos com ambos os tipos de Muranos e vale a pena comparar antes de comprar!!!
Obrigada por compartilhar este artigo. Parabéns.
Obrigada! Que bom que gostou!!!