Bailarinas de cabaça
Bonecas de cabaça são típicas representantes da arte brasileira. Assim, as bailarinas de cabaça Bapis conseguem, pelas mãos de Letícia Baptista, unir artesanato a um estado de arte e esbanjam sofisticação e requinte.
Conheça a história das Bailarinas de cabaça Bapis, bonecas multicoloridas e que já foram presenteadas a celebridades. Po exemplo podemos citar: Michele Obama e as rainhas da Bélgica e Espanha…
-
A Criadora das Bailarinas de cabaça Bapis: https://usualdesign.com.br/leticia-baptista-a-bapi/
Tudo começa no mundo fictício, na imaginação de Letícia Baptista, a criadora destas encantadoras criaturinhas apelidadas com parte do sobrenome de Letícia (BAPtista).
Para que você conheça a história das bailarinas Bapis, precisamos primeiro conhecer a base da fabricação delas:
-
AS CABAÇAS.
As cabaças, são frutos do cabaceiro. Todavia, são frutos não comestíveis da família das abóboras. Elas são frutos de plantas rasteirinhas, assim como a melancia, abóbora e pepino. As que são utilizadas para artesanato têm a casca dura e são ocas por dentro. A altura de apanhar a cabaça é importante, pois se ela for colhida fora de hora vai apodrecer. Portanto, a cabaça deve estar bem madura e com a ramagem bem seca.
Além dos usos como cuias ou recipientes, registram-se vários outros, de caráter medicinal. Estão presentes num vasto ritual de tradições religiosas, de matrizes indígenas e africanas em especial, amplamente difundidas no Brasil.
Contudo, não se sabe se o tamanho ou a forma das cabaças é causada por uma diferença genética nas sementes. Talvez as diferentes variedades sejam o resultado de influências ambientais sobre a exposição, por exemplo, sombra ou sol… O formato do fruto é altamente variável. Apresenta uma gama de cores de frutas de tipos diferentes desde o verde até tons de amarelo . Ele tem dentro de si uma carne verde-esbranquiçada, entremeadas com fibras e sementes marrons acinzentados. Para a confecção das bailarinas, as cabaças são cortadas de forma a retirar a parte superior, Retirada a polpa e sementes e secas até um ponto ideal. São revestidas por massa especial que as prepara para a fase seguinte, que é o acoplamento dos corpinhos e posterior pintura.
Vejamos algumas fotos:
a)- Cabaceiro carregado de cabaças
b)-Cabaças recém colhidas
c)- Cabaças secas e preparadas para seleção por tamanho:
-
O Processo:
d) Processadas para receber os corpinhos e posterior pintura:
A partir daí, a criatividade não tem limites. As cabaças, como vimos anteriormente, não possuem nem formato nem tamanhos uniformes. Isso requer uma delicada seleção, para que depois as bailarinas sejam classificadas em um tamanho final. Os tamanhos são: micros, toys, pequenas, médias e grandes. E para cada tamanho, uma variação de até 4 cm na altura é considerada “normal”…
Assim, encontramos as Bapis de diversas coleções, como Fases da Lua, Orixás, Nature, Origem, entre outras… Existem em diversos tamanhos, de cabelos soltos ou presos em belos turbantes. As saias sempre multicoloridas, por vezes têm babados, babados estes que em cada boneca insistem em também dançar, estando cada hora em uma parte ou lugar. E para completar o charme e o luxo, várias podem ser ornamentadas com pontos de brilho. Brilho proveniente de legítimos cristais Swaroviskis. Precisamos dizer mais alguma coisa? No nosso site procuraremos colocar algumas bailarinas, para que possamos detalhar melhor cada modelo, ok?